Região

Depois do susto, posto de saúde de Mata volta a funcionar

"

Os atendimentos na Unidade Básica de Saúde Dr. Roni Carlos Castelan, o único posto de atendimento além do hospital, na cidade de Mata, foram normalizados após um dia de interrupção. O dia a dia dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que fica no segundo andar do mesmo imóvel, também foi retomado desde o início da manhã de terça-feira.

Na segunda-feira, as portas foram fechadas por conta de rachaduras que apareceram em parte das paredes do prédio, o que assustou os funcionários do local. Segundo relatos, na sexta-feira, dia em que as fissuras apareceram, ouviu-se um estrondo no local. O prédio funciona sem alvará dos bombeiros.

Além do susto, as portas fechadas foram motivo de transtorno para pacientes. A dona de casa Janaína Pires Paim, 21 anos, grávida de sete meses, foi até o local retirar o medicamento para o tratamento da anemia.

_ Eu estava com o meu outro filho, de 2 anos. Como ele é pequeno e caminha devagar, demoramos quase uma hora para chegar, e eu não posso pegá-lo no colo _ lembra a dona de casa.

A técnica em enfermagem Inês da Silva, que trabalha no local, recorda o espanto:

_  Eu estava na sala e, comigo, havia uma mulher com o filho, um bebê. Ela estava sentada enquanto eu fazia a carteira de vacinas, quando ouvi o barulho. Até pensei que poderia ter caído alguma coisa no chão, mas foi o estouro.

A secretaria de Saúde de Mata, Maria Lusa da Rosa, decidiu fechar as portas da instituição na segunda-feira e pedir uma vistoria, pela empresa responsável pela ampliação no prédio. Os atendimentos voltaram ao normal terça-feira, após a visita do engenheiro Valter Batista Friggi, da Construtora Milena.

_ Assim como escrevi no laudo, não apresenta riscos. É uma fissura normal, causada pelo trabalho do material _ confirma o engenheiro.

Mesmo com a rotina de volta ao normal, o prédio onde funcionam o posto de saúde, a farmácia, a Vigilância Sanitária e a Estratégia da Saúde da Família do município ainda não tem o alvará dos bombeiros. No final de dezembro a prefeitura foi notificada para apresentar documentação no prazo de 30 dias, que ainda não terminou.

_ Estamos aguardando a entrega de documentos, de acordo com a nova lei. Depois, é necessário fazer outra vistoria _ explica o tenente Danilo Marques Gabriel, comandante do Corpo de Bombeiros de São Pedro do Sul, que atende o município de Mata.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

BM é chamada para conter tumulto no PA da Tancredo Neves

Próximo

Motorista morre em acidente envolvendo caminhão na BR-392

Geral